Código de Ética e Conduta da Riskfence

Objetivo

O Código de Ética e Conduta se aplica principalmente a nossos consultores e colaboradores de maneira geral, mas também a nossos clientes, fornecedores e parceiros, e tem por objetivo comunicar, de forma clara e transparente, os padrões éticos de de conduta da Riskfence.

O conjunto de pessoas e entidades que formam nossas relações, descritos acima, são denominados “participantes de nosso ambiente”, para fins deste documento.

Nossas responsabilidades para com a sociedade

Legislação e regulamentação

Respeitamos as leis, assim como as normas estabelecidas pelos órgãos reguladores, quando aplicáveis em nossa atividade de consultoria.

Cabe a cada participante de nosso ambiente conhecer, acompanhar e zelar para que sejam cumpridas todas as leis e normas que cercam a atividade da Riskfence em sua esfera de atuação, resguardando a sua imagem e a imagem da Riskfence.

Direitos Humanos

Respeitamos a Declaração Universal dos Direitos Humanos em sua completude (https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos).

Respeito à diversidade e ao ser humano

Respeitamos e valorizamos a diversidade das pessoas.

A discriminação, seja por gênero, religião, raça, cor, orientação sexual e identidade de gênero, idioma, inclinação política, condição física ou econômica, idade, opinião, origem, formação acadêmica ou qualquer outra condição, é ato espúrio, que combatemos com veemência.

Repudiamos qualquer atitude de desrespeito à pessoa, assim como utilização do cargo para intimidar, pressionar ou ameaçar quaisquer participantes de nosso ambiente, de modo que caracterize assédio moral e/ou assédio sexual.

Trabalho Infantil e Escravo (ou análogo)

Não realizamos atividades com menores de idade que possam ser caracterizadas como vínculo empregatício ou trabalho infantil, salvo a contratação de menores-aprendizes nos termos legais.

Também não permitimos qualquer tipo de relação trabalhista que possa ser caracterizada como trabalho escravo, tanto na empresa quanto em nossa cadeia de valor.

Ao identificarmos clientes ou outro partcipante de nosso ambiente, que eventualmente adotem tais práticas, cessaremos o relacionamento de forma imediata, salvaguardando uma saída ordenada, com base nos termos contratuais.

Corrupção

 Repudiamos a corrupção.

Não toleramos qualquer situação que caracterize corrupção, sendo passível de cessação de relacionamento com o consultor ou colaborador ou rescindido o contrato com os demais participantes de nosso ambiente que se vejam implicados em qualquer ato de corrupção.

Conflitos de Interesse

Sempre que houver a nossa percepção da existência de potencial conflito de interesse, preferimos abdicar da eventual relação comercial.

São caracterizados como conflito de interesse, situações como as que seguem:

  • Estabelecer relações comerciais com clientes, por meio de obtenção de informações privilegiadas do contratante, mesmo que o interlocutor não detenha poder decisório ou alçada de aprovação;
  • Estabelecer relações comerciais ou profissionais com empresas que façam parte dos participantes de nosso ambiente para obter vantagem pessoal;
  • Oferecer ou aceitar, em qualquer circunstância, e independentemente do valor, pagamentos ou empréstimos, expressos por dinheiro ou por quaisquer outros ativos financeiros ou não, incluindo gratificações aos clientes;
  • Receber comissão ou vantagem de qualquer espécie, inclusive convites para viagens, hospedagens e outras atrações que não estejam no bojo do relacionamento contratual;
  • Solicitar, sugerir ou receber vantagens de qualquer espécie, utilizando o nome da Riskfence, o cargo ou a função na obtenção de benefício próprio ou de terceiros;
  • Gratificar ou presentear participantes de nosso ambiente para incentivar a realização de um negócio;
  • Receber presentes, prêmios ou brindes com valor superior a R$ 100,00 (cem reais). Os presentes, prêmios ou brindes acima desse valor que, por qualquer motivo não puderem ser devolvidos deverão ser encaminhados para doação por meio do Departamento Administrativo;
  • Utilizar informações privilegiadas para favorecer negócios de qualquer natureza, em benefício próprio ou de terceiros.

Fraude

A fraude significa obter, para si ou para terceiros, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento.

Ocultar, alterar, falsificar ou omitir intencionalmente qualquer tipo de informação ou documento, entre outras situações, também é considerado fraude.

Não toleramos qualquer situação que caracterize fraude e/ou quebra de confiança, sendo passível de quebra contratual o consutor ou colaborador que for constatado praticando fraude, nos termos da legislação em vigor.

Relacionamento com os participantes de nosso ambiente

Clientes

 Buscamos atender nossos clientes, pautados por:

Empatia

Temos que demonstrar ao cliente que compreendemos a fundo e perfeitamente o problema colocado por ele para o serviço de consultoria.

Disponibilidade

É fundamental retornarmos as ligações e respondermos os e-mails tempestivamente, bem como comparecermos nos horários marcados sempre que solicitados pelo cliente ou mesmo prospect.

O cliente deve ter a impressão de que não há nada mais importante para nós do que atendê-lo o mais rápido possível, independentemente de seu porte.

Especialização Técnica

Temos que ser afiados, e para tanto treinamento e atualização constantes são itens metodológicos fundamentais.

Experiência Prática

Cada um dos sócios (e consultores) já viveu na pele inúmeras situações em que teve que lidar com problemas semelhantes aos que lidaremos nos nossos clientes. Já implementamos na prática os produtos e serviços que estamos oferecendo.

Bom Senso

Esta consultoria acredita especialmente em bom senso. Não faz sentido propor soluções custosas, por demais complexas e não aderentes à realidade orçamentária do cliente.

Um conjunto de pequenas melhorias pode ser muito mais poderoso do que um sistema complexo e custoso.

A constante análise de risco x relevância é o que permeia este item. Temos sempre que relativizar o risco frente ao impacto financeiro. Muitas vezes gasta-se uma grande soma de recursos para resolver questões que não são tão relevantes.

Soluções Individualizadas

Somos alfaiates que escutam o que o cliente quer, o ajudamos a escolher os tecidos, desenhamos moldes e costuramos as peças que lhe caem com exatidão. Não temos manuais padronizados para quaisquer assuntos para aplicação aos clientes indistintamente.

Essa é nossa principal diferenciação: Já vivenciamos o que vendemos.

Clientes não-funcionais

Assim como procuramos atender nossos clientes com respeito, cortesia, justiça e equilíbrio, reservamo-nos o direito de cessar o relacionamento, sempre que inexistir o mesmo padrão de conduta para com a Riskfence.

Concorrentes e mercado

Nosso relacionamento com concorrentes é tratado com ética e respeito. O fato de sermos concorrentes não nos torna inimigos.

Não aceitamos qualquer prática de concorrência desleal ou formação de cartel e truste.

Órgãos Governamentais e Agentes Públicos

Colaboramos com os órgãos governamentais e entidades setoriais, buscando um relacionamento aberto, franco e profícuo para com toda a comunidade.

Nossa principal preocupação, nesses contatos, é com padrões de tranparência, ética e honestidade absolutamente irrepreensíveis.

Fornecedores e Parceiros de Negócio

A relação com fornecedores e parceiros de negócio é conduzida com atitudes que se traduzem em excelência, princípios legais e éticos.

Nas negociações, buscamos sempre auferir o ganho e a positividade para ambas as partes, criando relações duradouras e perenes.

Doações, Brindes e Presentes

A Riskfence não faz doações a Partidos Políticos. As doações realizadas são voluntárias e espontâneas a entidades sem fins lucrativos idôneas.

Confidencialidade da Informação

Informação confidencial significa toda informação escrita ou verbal, inclusive referente a mídias digitais, especialmente relativas a informações financeiras, comerciais, tecnológicas, estratégicas e de outras naturezas, obtidas ou não em discussões, conversações ou negociações entre, ou com as partes, além de relatórios, propostas, projeções financeiras, documentos, dados e materiais a que se tenha acesso.

A Riskfence se obriga a manter absoluto sigilo quanto a dados e informações que vier a ter acesso, no curso de suas atividades, junto aos clientes, independentemente se em horário comercial, dentro ou fora das dependências deles.

A quebra de sigilo no que tange a dados e informações confidenciais de seus clientes se configura em falha grave, passível de ação judicial.

Em caso de dúvida sobre o tratamento e/ou divulgação a ser dada a determinado dado ou informação de seu cliente, a Riskfence buscará os esclarecimentos necessários e prévios a qualquer divulgação.

A utilização de contas de e-mails pessoais e outras que não seja por meio de conta corporativo, a qual é criada exclusivamente para a recepção e remessa de mensagens entre as partes envolvidas nos nossos serviços de cosultoria é considerada falha grave, passível de cessação contratual com o consutor ou colaborador.

Fica vedado à Riskfence salvar arquivos contendo informações das atividades de projetos em equipamentos locais (disco rígido de notebook pessoal ou de propriedade do consultor ou colaborador), pen drives, cartão de memória e demais dispositivos destinados ao armazenamento de dados. Toda e qualquer informação pertinente ao projeto deverá ser salva no serviço de armazenamento de arquivos em nuvem definido e compartilhado pela Riskfence.

Após a conclusão de projetos, os cosutores e colaboradores devem apagar de seus dicos rígidos eventuais arquivos frutos de sincronização em nuvem.

Práticas ambientais sustentáveis

A Riskfence é firme defensora de práticas sustentáveis, em especial para nossas gesrções futuras.

Orientamos todos os nossos participantes de nosso ambiente a fazer o uso consciente dos materiais recicláveis disponíveis no ambiente organizacional, como papel, copos descartáveis, entre outros, descartando esses materiais de forma consciente em lixos devidamente reservados para a finalidade de reciclagem.

Reservamo-nos o direito de cessar relação comercial com cliente do qual nos cheguem informações fidedignas de desrespeito às práticas ambientais sustentáveis.

Responsabilidade na Gestão e Aplicação do Código de Ética e Conduta

O Núcleo de Gestão da Riskfence (NGR) é responsável pela revisão deste Código de Ética e Conduta, bem como por monitorar e propagar, junto a todos os participantes de nosso ambiente, o seu cumprimento.

Violações ao Código de Ética e Conduta

A ocorrência de qualquer fato contrário a este Código deve ser informada ao Núcleo de Gestão da Riskfence (NGR).

Todas as dúvidas e relatos serão tratados sob sigilo, podendo ser feitos de forma anônima, e serão avaliados à luz do Código de Ética e Conduta. De acordo com o caso, os responsáveis pelas comprovadas violações serão punidos, podendo incorrer em penalidades administrativas ou cessação de relação contratual.

Não será tolerada qualquer retaliação aos participantes de nosso ambiente que, de boa-fé, utilizem deste canal.

Situações que não estiverem explicitas neste Código de Ética e Conduta serão tratadas e avaliadas pelo NGR.

Canal de acesso

O canal de acesso para denúncias e alertas em relação a possíveis descumprimentos do presente Código Ética e Conduta é o NGR, através do e-mail contato@riskfence.com.

 

São Paulo, agosto de 2021.

Para o topo






    Estou de acordo com a Política de Privacidade do site (link abaixo do formulário)

    *Campos Obrigatórios
    Conheça nossa Política de Privacidade, onde descrevemos como são tratados os dados enviados por você.